Cursos de Banho e Tosa

Você gostaria de dar um  novo rumo profissional na sua vida, trabalhando com Banho e Tosa? Leia a história a seguir, da Groomer Regional Natália Espinosa, e fique atento a algumas dicas importantes.

 

COMO COMECEI

Ainda me lembro, há 9 anos, quando decidi dar um novo rumo para minha vida profissional. Deixar meu emprego estável e buscar algo que realmente significasse algo para mim.  Eu queria ter um Pet Shop! Mas por onde começar? Havia detectado que, nesta época, por volta de 2008,  o conceito dos cães na vida das pessoas havia mudado, e deste modo haviam muitas oportunidades neste mercado.

Olhei este segmento com outros olhos a partir do momento que virei mãe de cachorro e comecei a consumir serviços de banho e tosa. Com uma visão crítica, passei a observar o que poderia ser melhor ou que eu poderia fazer melhor, mas por onde começar? Comecei escolhendo um bom Curso de Banho e tosa, acreditava que para eu prestar serviços com qualidade, eu precisava primeiro conhecer com mais profundidade esse universo, então dei o meu primeiro passo.

Iniciei pelas pesquisas. Buscar uma escola de banho e tosa que fosse próxima, mas que também seguisse certos padrões de qualidade. Na época não encontrei nenhuma na minha cidade e fui fazer numa cidade vizinha.

Matriculei-me em uma escola especializada em cursos e em 15 dias me formei como Tosadora, mas ainda cheia de incertezas e inseguranças. Para melhorar isso, busquei parceria com uma amiga mais experiente que tinha pet shop e passei a praticar o que  aprendi no meu curso, gratuitamente, para adquirir experiência. Mas isso não podia continuar para sempre, precisava começar a trabalhar. No começo, montei meu banho e tosa em casa, e fazia cães de amigos e familiares e fui crescendo. Em 9 meses inaugurei minha primeira loja, em 18 meses abri minha segunda loja e em 5 anos eu e minha equipe atendíamos 800 clientes de banho e tosa, em média, por mês.

EVOLUÇÃO DO MERCADO

O mercado pet tem crescido. Mesmo com a crise atual, o ano de 2016 registrou um crescimento de 6%. Maior que este crescimento tem sido o grau de exigência do consumidor pet, que hoje tem os bichinhos como membros da família.

Para crescer com Banho e Tosa é preciso ser bom no que e também ter bons produtos e bons equipamentos de trabalho. A formação básica em banho e tosa é essencial para o desenvolvimento gradativo da técnica de banhar e tosar, assim como é essencial a atualização profissional contínua do profissional de estética animal.

O mercado pet em ascensão está demandando sempre novos e cada vez melhores profissionais e a sua formação e aprimoramento em cursos de banho e tosa podem fazer toda a diferença na sua carreira.

COMO ESCOLHER UM CURSO DE BANHO E TOSA

Você quer trabalhar com cães e com Banho e Tosa? Então vamos lá, seguem algumas dicas:

  • O conhecimento é a base para qualquer profissão de sucesso! Por tanto escolha uma boa escola para aprender.
  • Procure escolas especializadas em Cursos que terão instrutores capacitados e atualizados frequentemente, isso mesmo, verifique o grau de capacitação dos seus instrutores, veja os seus trabalhos.
  • É ideal que o aluno seja orientado e supervisionado por um instrutor durante toda a aula.
  • Cada aluno durante o curso deve fazer o seu cão individualmente do começo ao fim, do preparo ao acabamento para entender todo o processo.
  • Verifique o conteúdo programático do curso e carga horária. Este conteúdo deve constar no Contrato de Prestação de Serviços que deverá ser assinado por você e pela escola e deve ter um prazo de validade.
  • Conheça a estrutura da escola, verifique a qualidade dos equipamentos que a escola dispõe e se atende o fluxo de alunos que recebe. Se você for em uma escola que tenha bons equipamentos e bons produtos de higiene e embelezamento você terá boas referências do que utilizar quando terminar suas aulas.
  • Procure saber se a escola possui certificações e parcerias com algumas marcas do segmento, escolas que possuem parcerias e certificações com grandes marcas possuem mais credibilidade no mercado pet por desenvolver um bom trabalho.
  • Uma escola de banho e tosa deve estar devidamente legalizada perante os órgãos públicos para prestar serviços de cursos de banho e tosa.
  • Verifique de onde serão os cães modelos que você irá utilizar no curso e se a escola oferece isso para suas aulas. O ideal é que você aprenda a fazer banho e tosa em cães onde seus proprietários tenham ciência que será feito por um aluno. Geralmente o aluno leva mais tempo para fazer um cão pela falta de prática e há também a explicação teórica além da prática, importante ter tempo hábil para fazer o cão com tranquilidade para que você tenha um bom aprendizado e faça um cão com segurança e qualidade.
  • Busque referências da escola que você busca com ex- alunos antes de fechar o seu curso, a internet e as redes sociais são ótimos meios de pesquisa.

O QUER DEVO APRENDER EM CURSOS DE BANHO E TOSA

Agora eu vou falar algumas coisas que são importantes aprender em um Curso de Banho e Tosa para que você esteja preparado para trabalhar na área.

  • Técnicas de banho e secagem em diferentes tipos de pelagem, tosa higiênica, tosa na máquina, saber corretamente como manusear uma tesoura, tosar na tesoura. Tosar na tesoura não é nada fácil, é uma técnica que é aprimorada com o tempo, com cursos e prática, mas em um curso básico é importante ter pelo menos uma noção de como fazer, isso te permitirá ter condições de aprimorar suas técnicas no futuro.
  • Entender sobre psicologia e comportamento canino e felino é extremamente importante para você desempenhar bem o seu trabalho.
  • Manejo correto do animal e prevenção de acidentes é primordial para a sua segurança e segurança dos animais.
  • Você também vai precisar conhecer as raças, entender melhor sobre pelagem, padrão e temperamento.
  • Ter conhecimento sobre Primeiros Socorros caso ocorra alguma emergência para manter o animal vivo e em segurança até a chegada ao veterinário.
  • Você será diferenciado se souber tosas padrões de raças, tosas na tesoura e tosas diferenciadas que são tendências atuais.
  • Existem momentos diferentes no seu aprendizado com banho e tosa, o primeiro é entender o que precisa ser feito, o segundo é fazer a sua mão executar o que o seu cérebro quer, e o terceiro é conseguir enxergar o que fez, saber o que pode melhorar e como melhorar, isso é adquirido com cursos e prática.
  • Você não vai aprender tudo de banho e tosa em um único curso, você sentirá necessidade de fazer um novo curso sempre para aprimorar o seu trabalho, aprender algo novo muitas vezes depende de ter várias vezes a mesma aula sobre o mesmo assunto.
  • Aprenda e fazer e ofereça serviços adicionais como hidratações, penteados por exemplo, isso ajuda aumentar o seu lucro, deixa os seus clientes mais lindos e aumenta sua lucratividade
  • Além de saber banho e tosa busque desenvolver outras competências, como por exemplo vendas e marketing que irão te ajudar a vender o seu serviço.

O nível técnico de um tosador é extremamente importante, a beleza e o bem estar do pet deve caminhar lado a lado, mas também deve ser aliado com um atendimento atencioso e carinhoso para o pet e cortês ao seu proprietário.

Trabalhar com banho e tosa exige em primeiro lugar amor pelos animais seguindo de amor pela profissão.

Um atendimento excelente de estética animal com muito carinho e um bom relacionamento com o seu cliente lhe tornará diferenciado e imbatível rumo ao sucesso. Se é isso que você deseja, dê o primeiro passo.

 

Fonte: Natália Espinosa – Groomer Regional Pet Society

Todos os posts

07/07/2017

Conheça as tendências de tosa de 2017

24/08/2017

A importância da hidratação na pelagem do pet

28/08/2017

Com que frequência devo dar banho em meu pet?

22/09/2017

Cuidados com o pet no verão

22/09/2017

Proteção solar para cães e gatos: atualizações e novas perspectivas

10/05/2017

Os produtos preferidos dos Groomers!