Você sabe o que são dermocosméticos?

Vamos entender melhor o que são os dermocosméticos e pra que servem

 O QUE SÃO DERMOCOSMÉTICOS

Dermocosméticos são produtos de uso tópico, destinados ao cuidado da saúde da pele e que também proporcionam benefícios estéticos, de bem-estar e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida.

As formulações dos dermocosméticos são mais suaves e hipoalergênicas em comparação aos produtos medicamentosos, ao mesmo tempo em que são mais funcionais e tecnológicas do que preparações cosméticas que visam apenas estética, embelezamento e higiene.

Com o objetivo de unir as ações cosméticas e dermatológicas, os dermocosméticos são desenvolvidos com base em extensas pesquisas científicas, métodos tecnológicos avançados e testes laboratoriais e clí­nicos de comprovação de eficácia e segurança.

COMO AGEM

Dermocosméticos agem mais profundamente na pele do que um cosmético comum, mas de forma mais suave do que um medicamento. Seus ativos farmacológicos apresentam potencial de ação nas camadas mais profundas da pele, sendo capazes de penetrar e agir na epiderme e até mesmo na derme, proporcionando melhoras de dentro para fora.

As principais ações e benefícios são proteção e restauração da fisiologia normal da pele, contribuindo com a hidratação, reposição de lipídios, aumento de elasticidade cutânea e estabilidade da barreira epidérmica. Dessa forma, o tecido epidérmico saudável e bem estruturado, estará menos suscetível a agressões externas, desenvolvimento de doenças e menos propenso à recidiva de processos patológicos.

DERMATOCOSMÉTICOS NA MEDICINA VETERINÁRIA

Os avanços e tendências em Dermatologia Veterinária também apontam para a importância da recuperação e manutenção da fisiologia normal da pele e o restabelecimento do equilíbrio da barreira epidérmica, como chave para o tratamento e prevenção de muitas dermatopatias.

Graças a combinação de ação cosmética e dermatológica e a evolução desse grupo de cosméticos funcionais para uso em animais, médicos veterinários com atuação em dermatologia utilizam cada vez mais os dermocosméticos, isoladamente ou em associação, para hidratação da pele e pelagem secas, redução da perda transepidérmica de água, reposição lipídica da barreira epidérmica, recuperação de queratinócitos, proteção antioxidante contra radicais livres e agentes externos, alívio de prurido, sensibilidade cutânea, descamação, alopecia, regulação da oleosidade, reações alérgicas a substâncias químicas contidas em cosméticos comuns, entre outros.

Dermocosméticos também são excelentes escolhas para cuidados de higiene para cães e gatos, principalmente nos casos de animais de pele sensível, que estão em tratamento dermatológico ou que apresentam hipersensibilidade a produtos comuns, já que essa categoria diferenciada de cosméticos oferece formulações mais suaves e seguras para limpeza e proteção, oferecendo menor risco de toxicidade, reação alérgica e irritação à pele ou pelagem.

Todos os posts

04/09/2017

Dióxido de cloro no combate a halitose em cães e gatos

10/05/2017

Os produtos preferidos dos Groomers!

10/05/2017

Como fazer seu cão urinar no local desejado

07/07/2017

Cachorro com pele sensível e a escolha do shampoo correto

22/09/2017

Proteção solar para cães e gatos: atualizações e novas perspectivas

08/11/2017

Novembro Azul para Cães e Gatos